Os Desafios da Consultoria - Curty Qualidade
Especialista na Gestão da Qualidade em Saúde!
Gestão da Qualidade, Qualidade, Quality
371
wp-singular,post-template-default,single,single-post,postid-371,single-format-standard,wp-theme-bridge,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Os Desafios da Consultoria

Os Desafios da Consultoria

Faz oito anos que tomei a decisão de seguir outro rumo, sair da situação de empregado para a de consultora autônoma, decidi que era o momento e me sentia preparada para as responsabilidades da carreira solo. Apesar de me manter prestando serviços para o laboratório em que trabalhava, confesso que não foi fácil renunciar à segurança que a CLT proporciona, no primeiro ano até senti um pouco de inveja de quem recebeu 13 salário.
Este relato é bem pessoal e fala sobre minha experiência nas situações que foram acontecendo nesse período, então, se fizer sentido para você, vou compartilhar algumas lições que para mim foram importantes.
Querer mais liberdade e flexibilidade é um clichê para quem busca trabalhar por sua conta e risco. A boa notícia é que essa flexibilidade existe, porém, o trabalho continua lá para ser feito, logo, se você tem um prazo a cumprir e decide fazer uma aula de Pilates no início da tarde, por exemplo, vá fazer sua aula sem culpa, mas sabendo que provavelmente terá de ficar até tarde para entregar o trabalho dentro do prazo prometido, mas liberdade não é isso mesmo, poder fazer escolhas responsáveis?
Aliás, cumprimento de prazos é primordial, pega muito mal não chegar no horário agendado e não entregar os compromissos no tempo combinado. Vale ressaltar, que mesmo acertando as horas de trabalho com seu cliente, pode acontecer dele ligar ou mandar mensagens várias vezes além dessas horas, e é preciso sim estabelecer certos limites porque nem sempre será possível atendê-lo naquele momento, nestes casos, informe-o que assim que puder dará o retorno.
Se como eu , você é consultor em qualidade, já deve saber que seu cliente espera que você , além dos requisitos de qualidade, saiba sobre tudo , absolutamente tudo, desde as normas ABNT para instalações elétricas até o tamanho da placa que pode ser colocada na fachada do laboratório. Não fique constrangido em falar que não sabe e sentindo-se confortável, diga que irá procurar as informações para auxiliá-lo. Trate essas questões como boas oportunidades e estará sempre aprendendo algo novo.
É possível também que alguns colaboradores se sintam incomodados com sua presença e é importante manter uma conexão positiva com todos, evitando mal-entendidos com relação a qualidade do trabalho deles estar sendo questionada, mostrar que o foco da sua contratação é o atendimento ao requisito da norma e implementações de melhorias.
O preparo do laboratório para receber uma acreditação depende muito do apoio da Diretoria, sim é verdade, e sem esse suporte o envolvimento da equipe fica muito prejudicado. Por vezes, a obtenção da Acreditação tem outras motivações que nem passam perto da cultura da qualidade e da melhoria contínua. Nessa situação, o processo empaca, os prazos não são cumpridos e o consultor acaba sendo o mais responsabilizado pelo fracasso. Vale fazer essa leitura durante o processo de negociação e se perguntar se vale a pena arriscar sua reputação nessas situações.