29 jul QUALIDADE É SINÔNIMO DE MELHORIA CONTÍNUA
A qualidade é dinâmica e acompanha as mudanças que acontecem no mercado, na legislação, nas normas e nos requisitos internos da própria empresa.
Para se adaptar a estas mudanças, muitas vezes os laboratórios têm de reestruturar seus processos, alterar seus procedimentos, mexer na estrutura física, trocar fornecedores de seu parque tecnológico.
Fatores externos podem obrigar as empresas a implementarem mudanças não desejadas, como , por exemplo, em períodos de crise econômica e recessão, mudanças na legislação, ocorrência de desastres. Entretanto, até mesmo nestas situações, as mudanças devem focar em soluções que gerem melhorias, já que a análise de alguns processos tende a identificar, por exemplo, desperdícios de recursos, de tempo e de talento. Uma restruturação que vise minimizar ou eliminar desperdícios, reduzir custos e adequar às novas normas , tendem ao aumento da eficiência da empresa, sendo fundamental para conseguir atravessar momentos de crises com menor impacto possível.
Manter uma acreditação em qualidade também é um fator que muito contribui para melhoria contínua, pois além da implementação destes planos fazer parte dos requisitos, as próprias normas passam por constantes revisões, acompanhando as tendências do mercado, atualização das legislações e requisitos internacionais de qualidade.
Como exemplo, cito a norma PALC que passa por atualizações periódicas , mantendo o foco em melhorias, numa gestão mais integrada e tendo a segurança do paciente como objetivo final.
Portanto, a Acreditação é só um começo, tenha em mente que podemos e devemos estar atentos às oportunidades de melhorias diariamente e disseminando essa cultura entre todos os colaboradores.