04 jul Os laboratórios acreditados estão mais preparados para momentos de crise?
O paciente quando escolhe o laboratório para a realização de seus exames espera coletar o material e receber um resultado confiável e dentro do prazo, além de toda experiência agradável de atendimento e conforto.
Para os laboratórios há uma complexidade de processos envolvidos entre a entrada dessa amostra e a saída do laudo.
As normas de Qualidade com requisitos mais específicos aos laboratórios diagnósticos são bastante abrangentes no que se referem ao fluxo completo da amostra, desde a sua entrada até a liberação dos resultados para o cliente, processos esses que conhecemos como fases pré-analítica, analítica e pós- analítica, além dos requisitos relacionados à gestão e apoio, como Recursos Humanos, Tecnologia da Informação (T.I.), organização documental dentre outros.
Essas etapas do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) devem atender às exigências legais, procedimentos internos e normas de acreditação, cujo objetivo primordial deve ser sempre a segurança do paciente e a cultura da melhoria contínua. Para tanto, é preciso atuar na gestão dos riscos, implementando medidas para a mitigação e minimização dos erros inerentes a todos esses processos. Inseridas neste contexto de gestão de riscos e segurança dos pacientes, as normas de qualidade exigem o cumprimento de requisitos que garantam o estabelecimento de planos de contingências para situações emergenciais e até mesmo de catástrofes, dependendo da norma escolhida.
Claro que nenhuma empresa, incluindo os laboratórios, estava preparada para a situação inusitada e repentina do novo Coronavírus (SARS-CoV-2).
Entretanto, no contexto do laboratório acreditado, considerando o cumprimento dessa exigência normativa e entendendo que os envolvidos estejam familiarizados em identificar e atuar em situações emergenciais e de riscos, torna-se mais provável que o preparo para a atuação em eventos como o da pandemia da Covid-19 seja maior, já que fácil não tem sido para ninguém.