Curty Qualidade |
Especialista na Gestão da Qualidade em Saúde!
Gestão da Qualidade, Qualidade, Quality
275
post-template-default,single,single-post,postid-275,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

AUDITORIA INTERNA- MOMENTO DE AUTO AVALIAÇÃO

 

A realização de auditorias internas é muito importante para a manutenção e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade. Nestas auditorias é possível a detecção de desvios em diversos níveis, como por exemplo a falta de procedimentos documentados, falha na execução das tarefas, falta de registros, descumprimento da legislação vigente, necessidade de treinamento, dentre outros. Enfim, desde falhas mais graves até pequenos ajustes que se façam necessários.

A auditoria deve ser abrangente e minuciosa no sentido de avaliar o maior número possível de procedimentos e evidências, ao contrário da auditoria externa que é feita por amostragem, ou seja, na auditoria interna devem ser explorados todos os itens da norma utilizada e a rastreabilidade detalhada dos processos.

A auditoria interna deve ser planejada e executada por profissionais capacitados. Os desvios identificados devem ser tratados e acompanhados, através da abertura planos de ação e a verificação de sua eficácia. Devemos considerar que o objetivo de uma auditoria eficiente é a manutenção da melhoria contínua.

O planejamento da auditoria interna deve ser planejada, considerando=se:

  • Qualificação da equipe de auditores: capacitação dos colaboradores nas normas do programa de acreditação, conhecimento da legislação, habilidade na condução da auditoria.
  • Equipe heterogênea: Quando o time de auditores é composto por pessoas de setores distintos, o processo de auditoria se torna mais enriquecedor.
  • Programação e divulgação da auditoria: Preparar um cronograma com as etapas, datas, setores a serem auditados. Divulgar este cronograma a toda a equipe.
  • Envolvimento dos setores: Participação dos colaboradores do setor no resultado da auditoria, elaboração e acompanhamento das correções que sejam necessárias.
  • Postura e respeito: A auditoria deve prezar pelo respeito mútuo entre os auditados e os auditores, todos devem ter ciência do seu caráter educativo e não punitivo e sua importância para a manutenção da política e dos objetivos da empresa. A auditoria não deve nunca ser levada para o lado pessoal e tratada de forma a criar atritos entre os setores.

 

Aproveitem este momento de aprendizagem para, além de tudo, integrar a equipe e aumentar o comprometimento de todos.